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Todo ano, são 500.000 novos casos de câncer no Brasil. Embora a doença seja causada por vários fatores, uma alimentação correta pode ajudar a preveni-la. O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) fez uma lista de alimentos indicados por sua ação anticancerígena. Confira quais são seus componentes benéficos, como agem no organismo e qual o consumo diário recomendado.

Tomate:

Componentes benéficos: Licopeno

Efeito no organismo: Antioxidante (desacelera a deterioração das células)

Quantidade recomendada *

Laranja:

Componentes benéficos: Ácido ascórbico (vit C), carotenóides e limonemos

Efeito no organismo: Antioxidante e redutor da toxicidade de substâncias mutagênicas (podem levar ao câncer)

Quantidade recomendada: até 500 mg ao dia (ou 2 laranjas)

Peixe:

Componentes benéficos: Ômega 3

Efeito no organismo: Antioxidante e redutor da proliferação de células retais cancerígenas. Diminui o risco de câncer de laringe

Quantidade recomendada: consumo diário de peixes ou de óleos ricos em ômega 3

Frutas e vegetais vermelhos e roxos:

Componentes benéficos: Flavonoides (antocianina e quercetina), resveratrol (casa de uva e vinho)

Efeito no organismo: Antioxidante, anticancerígeno e antitumoral

Quantidade recomendada: *

Soja:

Componentes benéficos: Isoflavona

Efeito no organismo: Antioxidante, antitumoral e hipolipemiante (reduz as gorduras, triglicérides e colesterol)

Quantidade recomendada: ex.: sete fatias grossas de tofu ao dia

Frutas alaranjadas e amarelas:

Componentes benéficos: Carotenoides

Efeito no organismo: protege DNA contra oxidação

Quantidade recomendada *

Brócolis:

Componentes benéficos: Isotiocianato

Efeito no organismo: Antioxidante

Quantidade recomendada *

Maçã:

Componentes benéficos: Fibra

Efeito no organismo: Estimula a síntese bacteriana e o fortalecimento do sistema imunológico, reduz chance de mutação genética

Quantidade recomendada: 20 a 30 g de fibra por dia

Azeite de oliva:

Componentes benéficos: Polifenol

Efeito no organismo: Antioxidante

Quantidade recomendada: 1 colher de chá na salada, diariamente

Alho:

Componentes benéficos: Alicina

Efeito no organismo: Reduz os radicais livres e o metabolismo das células cancerosas

Quantidade recomendada: 18 g / sem de alho fresco ou moderadamente cozido, cortado em fatias

 

*Não há indicação específica de consumo. O ideal é diversificar o consumo de frutas e hortaliças por dia, somando 400 g ou 5 porções.

Fonte: ICESP

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