Artigos

Qua, 20 de Abril de 2011 11:05
A core biopsy consiste na retirada de pequenos fragmentos de tecido mamário e é indicada quando se detecta alguma alteração na mama através da mamografia ou ultrassonografia.

Diferentemente da punção aspirativa por agulha fina, a core biopsy é um procedimento realizado com agulha grossa – calibre 14 –, acoplada a um dispositivo que movimenta a agulha dentro da lesão.

O posicionamento da agulha de biopsia pode ser guiado por ultrassom ou mamografia estereotáxica. O procedimento pode ser repetido quantas vezes forem necessárias, até que se obtenha quantidade suficiente de tecido para análise. Em seguida, o material colhido é enviado ao laboratório de patologia. A partir do resultado o médico definirá qual a melhor forma de tratamento.

A core biopsy é realizada com anestesia local e pode causar certo desconforto ou dor na mama. Em relação à biópsia cirúrgica, possui várias vantagens: é menos invasiva, não compromete a estética mamária e evita a formação de cicatrizes. Além disso, seu custo é reduzido em cerca de 50%.

As complicações são raras (em torno de 1%), geralmente hemorragias e infecções. O problema mais comum é o sangramento, que normalmente cessa após o término do procedimento.

Inscreva-se

Informe aqui seu melhor e-mail.

Contatos

Rua 95, N. 159, Setor Sul
Goiânia - GO - CEP: 74083-100
(62) 3218-6188 - (62) 3524-6920