Artigos


Santa Ágata é uma das mais belas figuras do Cristianismo e tem uma representatividade muito grande em relação às mamas. Era uma bela jovem senhora nascida de ilustre família na cidade de Catânia, na Itália, quando o cônsul Quintilhiano tentou atraí-la para ser sua esposa. Ágata não desejosa de casar-se por defender sua pureza e castidade, foi amarrada a uma árvore e teve suas mamas amputadas a ferro quente. Na manhã seguinte, Santa Ágata recebeu uma visita de São Pedro e de um anjo que lhe submeteram a uma plástica milagrosa. Quintilhiano, sabedor disso, mandou queimá-la; pouco tempo depois, a santa falece devido a essas feridas. Um ano após a sua morte, o vulcão Etna entrou em erupção e o véu funerário de Santa Ágata salvou a cidade de Catânia das lavas incandescentes. Ela é a santa padroeira da mastologia e protetora contra as doenças da mama. Seu dia é 5 de fevereiro!

TRÍDUO A SANTA ÁGATA
D= Dirigentes; T= Todos; L= Leitor

D - Unimo-nos à dor e ao sofrimento de Santa Ágata. Com ela queremos rezar por todos que são portadores de câncer de mama, rogando sua proteção e a cura do corpo e da alma. Queremos partilhar tudo que somos, alegrias e tristezas, angústias e esperanças. A busca de aprofundamento da fé está nos reunindo hoje pela Palavra e Oração enos acolhemos a cada um com muita satisfação. Sejam todos bem-vindos.

T - Nossa fé nos reuniu na esperança de crescer na saúde e na unidade.

D - Iniciemos esta oração invocando a Trindade.

T - Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

D - Junto rezemos ao Espírito Santo.

T - Vinde Espírito Santo, enchei o coração dos vossos fiéis, e acendei neles a chama do vosso amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado. E renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos Vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.

D - Cantemos com bastante entusiasmo toda a nossa esperança de que no dia de hoje possamos juntos crescer na fé.

CANTO
Me chamastes para caminhar a vida contigo.
Decidi para sempre seguir-te e não voltar atrás.
Me puseste uma brasa no peito e uma flecha na alma.
É difícl agora viver sem saudades de Ti...

Te amarei, Senhor. Te amarei, Senhor.
Eu só encontro a paz e a alegria bem perto de Ti. (bis)

TEXTO BÍBLICO
D - Caminhamos com Jesus e partilhamos esse Dom com os irmãos, confortados por todas as esperanças que animam a nossa fé.

L1 - Sabemos que precisamos caminhas muito no conhecimento de Deus e do Seu mistério no mundo.

T - Senhor, fortalecei a nossa fé!

L2 - Sabemos que precisamos resgatar em nós toda a força e coragem de Santa Ágata para vencer o sofrimento e a dor.

T - Senhor, fortalecei a nossa fé!

L1 - Queremos a exemplo de Santa Ágata ter plena confiança em Jesus Cristo.

T - Senhor, fortalecei a nossa fé!

L2 - Queremos repartir com os outros as graças de Deus por meio de Santa Ágata e as certezas que enchem a nossa alma de conforto.

T - Senhor, fortalecei a nossa fé!

CANTO
1 Senhor, eu sei que Tu me sondas, sei, também que me conheces
Se me acento ou me levanto, conheces meus pensamentos
Quer deitado ou andando, sabes todos os meus passos
E, antes que haja em mim palavras, sei que tudo me conheces
Senhor, eu sei que Tu me sondas (4x)

2 Deus, Tu me cercaste em volta, Tuas mãos em mim repousam
Tal ciência é grandiosa, não alcanço de tão alta
Se eu subo até o céu, sei que ali também te encontro
Se no abismo está a minha alma, sei que aí também me amas
Senhor, sei que Tu me sondas (4x)
Senhor, sei que Tu me amas (4x)

ORAÇÃO
Ó Santa Ágata, vem em meu socorro, vós que sofrestes que os seios mutilados que nunca amamentaram, vós que sentires tamanha dor, dá-nos vossa coragem para vencer a tristeza e a angústia, transformando-as em alegria e esperança. Cura-me com a vossa fé lava com o sangue do vosso martírio as marcas da doença e dos sentimentos negativos. Ó Santa Ágata, dai-me vencer os males, perigos e doenças que ameaçam a vida. Intercedei junto a Deus Pai pela minha saúde, de minha família e de todos que em vós confiam, para que a cura seja completa, atingindo também a minha alma e assim por inteiro eu possa servir a Deus aos irmãos a caminho da glória da ressurreição. Pela glória do vosso martírio dai-me força para suportar as dores e os sofrimentos que me afligem e apresentai a Cristo a minha confiante súplica. Amém! (Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai).

BÊNÇÃO E DESPEDIDA
D - Deus que enviastes Vosso único Filho para nos resgatar da morte para a vida, dai-nos a graça de sermos transformados pelos remédios do Vosso amor. Que Santa Ágata, virgem e mártir, agradável ao Vosso coração pelo mérito da castidade e pela força no martírio, implore vosso perdão em nosso favor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

T - Amém.

Canto Final

Fundação Maria Carvalho Santos
www.fontedasolidariedade.com.br

Inscreva-se

Informe aqui seu melhor e-mail.

Contatos

Rua 95, N. 159, Setor Sul
Goiânia - GO - CEP: 74083-100
(62) 3218-6188 - (62) 3524-6920