Prof. Dr. Juarez Antônio de Sousa
Data: 13/10/2016
Prof. Dr. Juarez Antônio de Sousa
O câncer de mama é uma doença extremamente heterogênea. A classificação molecular influencia diretamente no tratamento e prognóstico. Através da Imunohistoquímica podemos avaliar a expressão dos receptores de estrogênio, progesterona, Her2 e Ki-67.
Cerca de 80% dos carcinomas invasores expressam receptores de estrogênio e 60-70% são positivos para receptores de progesterona, que são marcadores nucleares prognósticos, indicando que a neoplasia se assemelha ao tecido mamário normal, ou seja, bem diferenciada e de evolução favorável.
A proteína Her2 localiza-se na membrana celular e ativa a cascata de multiplicação celular. É um marcador preditivo para resposta terapêutica. O her2 está expresso em 15% dos carcinomas de mama.
A) HER2 negativo. B) HER2 1+. C) HER2 2+. D) HER2 3+
O Ki-67 é um marcador nuclear de proliferação celular e a sua alta expressão indica tumores de mau prognóstico.
Os tipos moleculares de carcinoma de mama podem ser classificados da seguinte forma:
LUMINAL A
LUMINAL B
HER2
BASAL-SÍMILE
TRIPLO-NEGATIVO
O LUMINAL A expressa receptores de estrogênio e progesterona, não tem amplificação do HER2 e apresenta um Ki-67 menor que 15%. Apresenta melhor prognóstico.
O LUMINAL B expressa receptores de estrogênio e progesterona, não tem amplificação do HER2 e apresenta um Ki-67 maior que 15%. Apresenta agressividade um pouco maior que o LUMINAL A.
O HER2 apresenta amplificação do gene ERBB2. Normalmente são negativos para receptores hormonais e apresenta um Ki-67 acima de 15%. Apresenta alto grau de agressividade biológica, porém respondem a terapia com anticorpo anti-Her2.
O BASAL-SÍMILE é originário das células basais e é negativo para os receptores hormonais e HER2. São positivos para CK 5/6, EGFR e apresenta Ki-67 acima de 15 %. São de mau prognóstico.
O TRIPLO-NEGATIVO também é originário das células basais e é negativo para os receptores hormonais e HER2. São negativos para CK 5/6, EGFR e apresenta Ki-67 acima de 15 %. São de mau prognóstico.
http://drjuarez.com.br/OLD/images/Classificao-molecular-dos-carcinomas-da-mama-1.jpg
http://drjuarez.com.br/OLD/images/Classificao-molecular-dos-carcinomas-da-mama-2.jpg